Oi, meninas, tudo bem?
Como eu tinha dito há algum tempo no meu instagram, agora vamos ter uma categoria chamada Guest Post aqui no blog, que vai sair todo primeiro sábado do mês. O tema será variado, mas vai ter alguma relação com o que eu já escrevo por aqui. Se quiser contribuir, é só mandar e-mail para daiannepossoly@gmail.com com sua proposta.
O primeiro post será sobre iluminação para se maquiar, escrito pela Letícia Coimbra. Foi ela quem me deu a ideia de começar essa categoria aqui no blog, pois queria colaborar com o nosso cantinho, muito fofa, né?
Mas, chega de blábláblá e vem ver o post porque está SENSACIONAL! <3
Na maioria das vezes que vamos reformar nosso cantinho tão querido de make, nos preocupamos com o tamanho das gavetas, o formato do espelho, a decoração da bancada... A verdade é que uma das coisas mais importantes acaba sendo deixada de lado: a iluminação!
É isso mesmo. Nem sempre ela recebe a atenção que merece nos projetos de design. Só percebemos o quanto a luz é importante quando ela falta. Hoje, falarei de dicas que valorizam o nosso ambiente!
1) Faça um projeto Luminotécnico. É ele que vai determinar a melhor posição da penteadeira em relação à janela, as melhores lâmpadas, os materiais, a instalação, tudo! A iluminação interfere na forma como sentimos o espaço, por isso, os efeitos luminosos devem caminhar junto com texturas e cores. Para fazer um bom projeto luminotécnico, o ideal é contratar um arquiteto ou designer.
Dica: ilumine os dois lados da penteadeira igualmente, caso não haja possibilidade de reforma, ache o centro da penteadeira e deixe no mínimo 60 cm de distancia entre as luzes (pode ser aqueles abajures de clipe).
Os espelhos ajustáveis são ideais para evitar que a claridade reflita e provoque ofuscamento.
2) Misture os tipos de iluminação. Uma boa luminosidade melhora o desempenho do ambiente e não deve incomodar ou tornar o espaço cansativo. Por isso, opte por misturar vários tipos de iluminação:
- Direta: raios que refletem diretamente nos objetos do quarto;
- Indireta: primeiro, a luz incide em uma superfície para depois ser refletida no local a ser iluminado, isso evita o ofuscamento;
- Natural: incidência dos raios solares.
O resultado é a sensação de amplitude que é excelente para closets e quartos, pois provoca um efeito uniforme e horizontal. Se você optar por uma penteadeira estilo camarim, intercale luz branca e luz amarela para obter melhor resultado!
Iluminação direta estilizando o modelo camarim (lembre de intercalar os tipos de lâmpadas!)
Iluminação indireta
Conjunto de iluminação natural + luminárias de ambos os lados para uniformizar
3) Escolha o tipo de lâmpada certo:
- Fluorescentes tubulares: são fontes de luz fria e ideais para locais onde as maquiagens ficam expostas, já que o calor é inimigo dos produtinhos de beleza.
- LED: a emissão de calor é menor que as incandescentes e, apesar de ser um sistema mais caro, possui inúmeras formas de aplicação, sendo mais versátil que os demais.
Observe o custo-benefício ao utilizar as lâmpadas de LED
Pronta para começar a usar a iluminação a seu favor?